sexta-feira, junho 02, 2006

pós-texto diário (Dalai Lama e ....)

Dalai Lama e a mensagem cristã
Semanas atrás o famoso lider budista esteve no Brasil, e chamou atenção a ênfase de sua mensagem que foi sobre Compaixão e perdão. Não que seja novidade falar nestes tópicos, mas é uma mensagem que deveria ser patrimônio do cristianismo, que pouco fala no assunto (viver é pedir demais). Já era hora de começarmos a falar mais sobre perdão e compaixão. Mais do que falar praticar. o que tem caracterizado o cristianismo evangélico nos últimos tempos? Parece que a mensagem cristã se transformou numa mensagem dogmática e não prática. Houve a época da ênfase na justificação, a época da santificação, da renovação, da disciplina, da escatologia, mas não lembro de nenhuma época em as ênfases tenham sido o amor, a compaixão e o perdão. Prefe-se assuntos mais interessantes como a superioridade cristã, se Maria foi sempre virgem ou não, se Lucifer era um ministro de louvor ou não, se os dons existem ou não, se pode usar esta roupa ou não, se mulher pode pregar ou não. Fala-se muito se o arrebatamento vai ser secreto ou não, se há milênio ou se não há milênio, se vai ser na terra, se vai ser no céu ou se não vai ser. Enquanto isso aumenta a multidão de crentes insatisfeitos, frustrados, irados, rebelados, cheios de inimizades e intelorância com aqueles que crêem diferente.
Fala-se muito em avivamento, e quando se fala nisso, a maioria já pensa em emoções e manifestações. Curas, milagres, tremores, sensações e etc.
Aproveitando a moda, quero começar a pedir um avivamento daquilo que foi a essência da mensagem de Jesus: O exercício do amor, a prática do perdão e a ousadia da compaixão.
Se alguém quiser me acompanhe!

Um comentário:

rapoza disse...

Se as pessoas lecem mais a Bíblia e se dedicacem mais as pessoas ao invés de se preocupar tanto com que igreja seguir, o mundo estaria bem melhor.