quinta-feira, junho 08, 2006

pós-texto diário (além do horizonte deve ter...)

Sobre horizontes.

Marcelo Gleisler, professor de física e colunista da Folha de São Paulo, em sua coluna do dia 4 de junho, escreveu o seguinte: “ O mar não termina além do horizonte. Na verdade, o horizonte não existe: é apenas um circulo imaginário criado pela posição do observador devido à curvatura da terra. Caso o observador mude de posição, o horizonte também muda, delimitando o que pode ser visto diretamente, um compromisso entre o fato de a Terra ser redonda e a trajetória reta da luz”. Continuando a coluna, ele passa refletir o horizonte não mais do ponto de vista do horizonte a partir do mar, mas do universo. Sua reflexão leva-nos ao seguinte ponto: “como nada pode viajar mais rápido do que a luz, o horizonte cósmico determina uma fronteira absoluta do conhecimento: mesmo que algo exista além dele, não podemos receber informação a respeito”. Lendo isso, me veio à mente que é exatamente isso que o ser humano busca; ver além do horizonte. O que não se admite é que não existe horizonte. O horizonte é um mito. O que eu quero dizer é que nunca estamos satisfeitos com o que está acontecendo, pois sempre queremos ir além. Pensamos que existe mais felicidade, mesmo que já sejamos felizes. Muitos forçam uma infelicidade, apenas para não parar de buscar mais. Talvez, por isso a mensagem de Jesus tinha como um dos elementos mais fortes ( veja o Sermão do Monte), um chamado contra o viver com ansiedade. Na mensagem de Paulo, também encontramos a mensagem para que vivêssemos contentes (ver a mensagem aos Filipenses). É obvio que precisamos equilibrar as coisas. Nem viver a vida insatisfeitos, a procura de coisas maravilhosas, misteriosas e grandiosas, nem se entregar a uma satisfação mórbida sem sonhos e sem buscas.
Esta sensação de que o horizonte vá um dia cair sobre nós, talvez explique a “neura” por acontecimentos como o dia 6 do 6. Diante da falta de fatos, muitos trouxeram explicações e noticias para provar que “algo aconteceu”. Chegaram até atribuir a invasão de um bando de desmiolados na congresso a uma “terrível” conspiração do mal. Como se este grupo fosse algo perigosíssimo, e não um bando de vândalos que qualquer segurança bem treinada seria capaz de parar. Coisas que foram noticias no dia 06 acontecem todos os dias bem perto ai, do seu quintal. Esperamos para ver o que vai ser dito sobre o 07 do 07 de 07, sim, porque algo terá que acontecer. Não pode ser normal um dia destes! É aguardar para ver. E quem falar que é um dia normal, vai ser tachado de incrédulo ou coisa parecida. Porque todos tem que concordar que existe sempre uma conspiração em tudo. Eu hein?


2 comentários:

Anônimo disse...

Sou Pr da Igreja Presbiteriana e fiquei encantado com seu blog, e com a clareza de seus raciocinios. God Bless You.

DERMEVAL R. JUNIOR disse...

Olá Pastor Rogério, sou Cientista Médico, porém, Cristão, cheio de falhas, tentando acertar. Pertenço à igreja Mardeadoração em SP. Ouvi a entrevista deste cientista na rádio CBN, sobre o lançamento de seu livro entitulado Criação Imperfeita. Este homem, além de não conhecer a DEUS, fecha todas as portas para que as oportunidades de conhecê-lo não ocorram. Neste livro ele relatou que não é necessário a presença de DEUS para que possa ocorrer a criação. Ele somente olha a ala científica e ignora completamente a ala sobrenatural divina.