quarta-feira, junho 07, 2006

pre-texto diário (a maravilhosa graça)

Sobre a Maravilhosa Graça
Entre os livros que mais impressionram está Maravilhosa Graça, de Phillip Yancey. Como diz na capa, este livro traz "uma análise contundente e instigante da Graça de Deus. O autor fala coisas muito interessantes entre elas eu gostaria de citar as seguintes:
" A palavra graça é uma grande palavra teológica que não foi estragada. Eu a chamo de "a última palavra perfeita".
"...a palavra graça sustenta que as coisas boas não vêm de nossos próprios esforços, e sim da Graça de Deus".
"A graça é realmente surpreendente: é a nossa última palavra perfeita".
Citando Gordon MacDonald ele diz: "Você não precisa ser cristão para construir casas, alimentar famintos ou curar os enfermos. Há apenas uma coisa que o mundo não pode oferecer graça".
sobre a igreja e sua humanidade e falha ele faz uma colocação muito forte:
"Quando olho para minha própria peregrinação, marcada por erros, desvios e becos sem saida, vejo que aquilo que me impulsionava era minha busca da graça. Rejeitei a igreja durante muito tempo porque ancontrei ali bem pouca graça. Voltei porque não descobri graça em nenhum outro lugar".
A análise de Yancey é sincera e comovente. É uma confissão de fraqueza e dependência de Deus. Ele mostra a maior dádiva de Deus em sua essência. A graça é o maior presente de Deus à humanidade. Como nós precisamos encarar esta realidade. Vivemos em um mundo desgraçado, porque lhe falta experimentar a graça. Os próprios cristãos vivem suas vidas a procura de algo mais, porque não se contentam com a graça ou porque não experimentaram, por isso, não conhecem a graça. O resultado é cristãos miseráveis, vivendo uma espiritualidade miserável, atirados à uma vida miserável. Quem quiser "desopilar" das pressões e das mensagens triunfalistas que ouvimos. Quem quiser dar uma "espiada" no outro tipo de cristianismo, aquele da "Graça suficiente", esta é uma boa dica
Vale a pena gastar um pouco de tempo dar uma lida neste livro e descobrir que tudo o que precisamos é descobrir a graça de Deus. Ela é tudo o que procuramos e a única coisa que realmente precisamos experimentar.

Um comentário:

Episcopal disse...

Todo tipo de homenagem e elogio a este livro ainda é pouco comparado a análise de Yancey sobre "esta última palavra inalterada"

Vale a pena ler um outro que eu amei muito... "Sou Cristão, apesar da Igreja"

Enfim... que vivamos A MARAVILHOSA GRAÇA... nada do que fizermos pode aumentar o amor de Deus... nem diminuí-lo