segunda-feira, maio 29, 2006

pós-texto diário (sobre auschwitz)

Onde estava Deus?
Em sua visita oficial ao antigo campo de concentração de Auschwitz que aconteceu ontem, na Polônia, o papa Bento 16 em suas orações e pronunciamentos lançou a pergunta que muitos já fizeram: "Onde estava Deus naqueles dias? porque ficou em silêncio? Como pôde permitir esse massacre sem fim, esse triunfo do mal?" Falou também que as pessoas que morreram ali, atravessaram um "vale de escuridão" e definiu aquele lugar como "um lugar de horror".
Em sua lamentação sincera afirmou ainda: " ...em um lugar como este, faltam palavras. No fim, pode haver apenas um silêncio no qual um coração clama por Deus...Onde estava Deus naqueles dias? ...como esse triunfo do mal?".
Bento 16 declarou também que é impossivel "penetrar nos mistérios de Deus para entender tamanha maldade, mas apenas chorar humilde e insistentemente pelo Senhor..." eles tentaram mais do que matar as pessoas, "...eles tentaram matar o Deus de Abraão..." e que os que morreram "...são hoje como luzes brilhando em uma noite escura..."
Diante de tais reflexões só podemos parar em silêncio e pensar na vitimas que foram reais, que cairam diante da crueldade do mundo. Pensemos também em Abraão caminhando em direção a Moriá para oferecer seu filho em sacrificio. Estes que cairam diante das trevas humanas, experimentaram as dores do mundo ...mundo que rejeita a Deus, preferindo lutar contra tudo o que Ele representa. Eles foram levados a Moriá, chamada Auschwitz e ali foram oferecidos como filhos de Deus para ao invés de negarmos a Ele, pudessemos ser testemunhas de que ele existe e se revela - não ao negar , mas falar que o sofrimento pode ser mostrado, enfrentado e superado.
Quando nos faltar a resposta....fiquemos com a pergunta... que sempre vale a pena ser feita.
Onde estava Deus? Ele estava admirado com a coragem daqueles que no Moriá contemporâneo no silêncio gritaram: "Deus existe!!!!!"

Nenhum comentário: