AS DOZE PIORES IDÉIAS EVANGELICAIS
12 - A batalha espiritual.
Deram ao diabo o poder que ele nunca teve. Tiraram de Deus sua soberania. o texto biblico parece ter mudado de: "Do Senhor é a terra", para; "do diabo é a terra".
11 - Ministros que levam crentes à presença de Deus.
No cristianismo biblico neo-testamentário, cada crente pode ir a presença de Deus, agora não; agora, já se tem um meio mais fácil - ministros levam o crente até lá. Não é brincadeira não, é sério.
10 - As grandes estratégias de conquistas de cidades.
A pregação evangelistica foi substituida por táticas modernas a gosto do cliente.
9 - Igrejas amigáveis para públicos exigentes.
Vale tudo para alcançar os desigrejados. A criatividade da igreja é o que conta, desde que se alcançe "as almas". Eventos, eventos...é vento!
8 - A cura interior
A cruz de Cristo não opera mais o novo nascimento mas, mesmo que operasse, não muda o ser; tecnicas psicológicas e estratégias neuro-linguisticas, confissões de renúncias, abrir o coração e a liberação de perdão é que mudam.
7 - O Templo é um lugar de habitação de Deus.
Não, não estamos falando do crente individual, nem da comunidade de crentes, que antes eram chamados de "templos do Espirito". Agora mudou, agora, Deus habita vinte e quatro horas no templo fisico, feito de tijolos, concretos, vidros, cortinas etc.
6 - A sala do trono.
A adoração antes, simples demonstração de reverência, agradecimento, louvor, temor, espanto e reconhecimeto da soberania de Deus, foi substituida pelo "lugar secreto", objeto de desejo, entrar na sala do trono. Todos querem ir lá.
5 - Acesso restrito à presença de Deus.
Quando o véu do templo se rasgou na morte de Jesus, o livre acesso a Deus foi permitido a todos. Qualquer um, mesmo uma criança poderia ir à presença de Deus. Agora isso perdeu o efeito, não vale mais - somente os novos adoradores podem ir até Ele. Porém, não bastam mais a ousadia da fé, nem o coração quebrantado, pois existem técnicas que são "ensináveis", "ministráveis", segredos que iniciam alguns a entrar na presença de Deus. Pobres , miseráveis quem não tem onde aprender.
4 - Ser espiritual.
Não basta ser um crente normal, tem que ser espiritual. Não basta ser obendiente e temente a Deus, tem que ser espiritual, espiritual, espiritua...espiritu...espirit..espiri...espir..espi..esp..es..e.. et...eta ignorância!!
3 - O ministro de louvor é um levita.
Na Bíblia qualquer um que servia a Deus de forma integral era um levita...desde que fosse da tribo de Levi, claro.
2 - O pastor é um sacerdote
No Antigo Testamento, somente o sacerdote ministrava a Deus e ao povo, ele era o mediador. No Novo Testamento, todos os crentes são sacerdotes. Para o protestantismo o sacerdócio é universal, menos é claro, na igreja de hoje. Acho até que depois da onda dos Apóstolos, o próximo titulo vai ser "Scerdote", "Sumo-sacerdote", "supra-sumo sacerdote". Se ninguém teve ainda a idéia, aqui fica a sugestão.
1 - Teocentrismo sem Cristo
Na igreja cristã, tudo deveria girar em torno de Jesus. Não é isso que acontece. Na maioria das igrejas não se fala em Jesus, de Jesus ou sobre Jesus. É comum chegar, cantar louvores sem mencionar o nome de Jesus, ouvir os anúncios, ofertar, ouvir a pregação, receber oração e sair sem ouvir o "nome sobre todos os nomes". Lamentável.